Conteúdo Programático
Clique nos itens abaixo para conhecer o conteúdo:
1
Por que quero ser palestrante?
- Tenho talento nato? Alguém me inspirou? Preciso de dinheiro?
- Qual a minha sabedoria?
- Quais conhecimentos quero passar? Isso é relevante?
- Quem é meu publico alvo?
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Quanto custa ser palestrante?
- Investimento em autocapacitação: falar corretamente, ler muitos livros, assistir vídeos relevantes, pesquisar inovações a vida toda.
- Investimento de tempo: de lazer e família, atendendo clientes, elaborando roteiros, preparando PowerPoint, ensaiando, viajando horas de avião e carro, preparando o local, se concentrando para finalmente expor em 60 a 90 minutos sua sabedoria.
3
Quais são as Hard Skills de um palestrante presencial/online?
- Habilidade técnica de apresentação no PowerPoint.
- Habilidade técnica de palco em som, projeção, iluminação.
- Habilidade técnica/redes: LinkedIn, Instagram, YouTube e TikTok.
- Habilidade técnica de construção de auditório.
- Habilidade técnica de movimentação de palco.
- Habilidade téc. de estúdio, Câmera, Teleprompter e Chroma Key.
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Quais são as Soft Skills de um palestrante presencial/online?
- Flexibilidade Cognitiva: gostar de aprender, ler e estudar.
- Criatividade: Imaginar a cena, verbalizar a cena e produzi-la.
- Comunicação verbal e não verbal: tom de voz, postura de palco, não ter vergonha de errar, gostar de conversar e provocar as pessoas, ter escuta inteligente das mensagens do cliente, saber anotar rápido no briefing, entregar o pedido com controle.
- Inteligência emocional: Estar preparado para vestir o personagem e usar o dom da oratória com sabedoria, mantendo controle sobre o cansaço, o estresse e conflitos do evento.
- Otimismo e Positivismo: Sempre encontrar um lado positivo do desafio, estimulando na platéia a esperança e o desejo de fazer mais.
- Criatividade: para elaborar e adaptar o roteiro indefinidamente, criando momentos de disrupção, gerando sentimentos e emoções. Saber usar a Estratégia Story Teller com senso de Humor e ter a sensibilidade para convocar participantes da plateia.
- Administrar seu tempo dentro e fora do palco: analisar a logística, ter um plano B e C, pensar na mala perdida, no atraso do voo, no atraso ou antecipação do evento, no encurtamento do seu tempo
- Administrar problemas e conflitos: Cuidar da sua saúde, física, mental, espiritual e separar a vida pessoal do palco.
5
Qual é a visão das empresas contratantes?
- Como chegaram a você?
- Campanha do Google?
- Indicação de Clientes?
- Proposta de agência parceira?
- Artigos e Posts do LinkedIn?
- Campanha no Facebook ou Instagram?
- Vídeos do YouTube?
6
Qual é a visão das agências de eventos?
- Como é o Orçamento/Budget de um evento?
- Qual a relevância de um palestrante para eles?
- Como eles ganham em cada evento?
7
Qual é a visão das agências de Palestrantes?
- Como fazer parte do casting? Como elas trabalham? Como ganham? Como anunciam e qual a estratégia no dia a dia?
- Como é a concorrência dos Palestrantes?
- Concorrência direta com colegas de trabalho, e indireta com os custos e limites do evento, valor das passagens e despesas.
- Como precificar a minha palestra? Quanto vale seu tempo, sua família, suas viagens, seus riscos, seu conhecimento e seu concorrente.
8
Análise de conhecimento, relevância, mercado e investimento
- Qual o meu propósito com esta palestra?
- Por que alguém vai pagar por isso?
- Qual será o meu diferencial?
- Tenho concorrentes? Onde posso superar?
- Brain Storm, imaginação, rabiscos com foco.
- Roteirização com início, meio e fim definidos.
- Divisão em capítulos, sendo cada um com seu desfecho.
- Momentos de desafio, suspense, reflexão, e entrega da superação.
- Controle do egocentrismo, usar a técnica da empatia e rapport.
- Grand Finale, como fechar a palestra com gosto de quero mais.
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Preparando o PowerPoint
- Colhendo imagens.
- Pedindo o slide do evento, estudar o tema do evento.
- Pesquisando no site da empresa, a atenção com as cores.
- Completando o briefing, revendo no dia anterior.
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Preparando e Ensaiando a Palestra
- Lendo, relendo, simulando o PPT, metrificando o tempo, corrigindo, adaptando, cortando coisas, adaptando conteúdo até o último momento.
- Lendo o briefing do Cliente.
- Análise do Website do Cliente.
- Produzindo o PowerPoint.
- Calculando o Tempo da Apresentação.
- Adaptar conteúdo com e sem Inteligência Artificial.
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Em deslocamento para a palestra
- Análise do Trajeto.
- Avião, carro, táxi. Quanto custa seu tempo de deslocamento?
- Plano B: O que fazer em caso de vôo cancelado?
- Como blindar no contrato a questão logística?
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No ambiente da palestra
- Como tem que ser minha postura ao encontrar o cliente?
- Como solicitar minhas necessidades?
- Como conversar com o pessoal da técnica?
- Até que ponto exigir ou ceder meus desejos?
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Minutos antes da palestra
- O que fazer e não fazer antes de subir no palco.
- Autocontrole mental.
- Evitar álcool, estimulantes, remédios.
- Desligar o telefone.
- Observar o comportamento da platéia.
- Assisitr a palestra anterior a sua.
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Pisei no Palco. E agora?
- Manter o ritmo sem ser monotônico.
- Rechear com exemplos reais e lúdicos.
- Criar participação da platéía e no palco.
- Criar perguntas provocativas.
- Saber usar a pausa.
- Bom humor e texto de abertura bem ensaiado.
- Posso ter um texto nas mãos ou no púlpito?
- Vou a plateia?
- Levo pessoas ao Palco?
- Faço perguntas e peço respostas?
- O que fazer quando alguém me desafia?
- Qual a hora de ir para os finalmentes?
- Como elevar a expectativa no final?
- Como gerar o estimulo de ser aplaudido de pé?
- Como criar um Grande Final inesquecível?